1 de junho de 2007

d(o)entes

Frio de cortar.
Fio pra cortar.
Fura feito faca, faz fiiiiiiii
e dá um ventinho feio.

Frio era ele,
forte,
firme,
fincando a agulha para o fluído a dor evitar.
Qual!
Fazia doer o não falar.

Nas paredes puramente brancas, fixei o olhar.
Fácil, foi quase dormir.
Palavra na ponta da língua,
dormente.

Finalmente
pude enxergar
que justo ali na frente
tinha uma cruz
e até mesmo eu, nem santa nem crente,
podia, quem sabe,
rezar.

Hoje fui no dentista mais uma vez. Tenho tudo que uma pessoa pode ter de problemas com dentes. Tudo bem, pensei, pelo menos não tenho crises de pânico nem músculos mal formados. Que fichinha essa de ter cárie! A risadinha interna se esgotou em seu cinismo quando ele me disse É, tem mais seis restaurações pra fazer.
Me desorganizo em dentistas, já mencionei antes. Sou o clichê das tiras de jornais. Não entendo quem tem medo de psicólogo.
Mas como um dentista é cheio de virtudes! O mesmo sujeito que me cravou de anestésico e apoiou seu pé na cadeira pra arrancar, entre discretos esguichos de sangue, depois de serrar em quatro o meu ciso, estava ali agora esculpindo com broca e resina as cavidades dos meus molares, numa demonstração de exímia motricidade fina e perfeccionismo. Impressionante. Eu não tinha medo dele antes de extrair meus cisos. Hoje não só o respeito, mas também sou fiasquenta.
.
Depois de tentar me distrair daquele robô que te aponta a luz pra boca, olhando prum parafuso por vários minutos, reparei na janela e no céu azul. Pra completar meu papel em crônica do Luis Fernando Veríssimo, notei a igreja, único prédio visível pela janela. Olhei sua ponta aguda, cinza, e a cruz fincada no alto. Quase rezei. Mas não. Aquilo ali me lembrava demais uma broca.
.
.

3 comentários:

carol de marchi disse...

Pobre menina!
Se eu tivesse ali, juro que segurava tua maozinha...

cintilante disse...

em tempos onde uma cíntia precisa arrancar um siso, não é muuuuito legal ler detalhes de uma 'visita' ao dentista
:(

força na peruca
digo, dentadura

carilevi disse...

olha, de carie eu não entendo nada, sou um fiasco e chego a chorar na cadeira..
quando era pequena tinha um dente amarelo, o da frente, ele era até bonitinho, combinava com meu cabelo, com os olhos e eu ainda vestia camisetas amarelas p exagerar bastante!
enfim, um excesso de carie.
não aguento mais!
cai na poção quando pequena, um maldito apelido que não significou nada até o meu primeiro trauma dentário, aos 25 anos..
sou fresca, odiei tirar o siso, mas gosto de sorvete.
passo fio dental todos os dias e bunda com fio dental é a coisa mais ridicula.
fluor dá mau-halito quando a gente acorda, mas é ótimo quando vai dormir.
tenho um dente trincado, o da frente, aquele mesmo. ele amarelou um pouquinho pra lembrar minha infância, mas se ficar mais forte eu clareio.
Raramente uso roupa amarela, e pintei meu cabelo de preto.

enfim, posso compartilhar do teu sofrimento.

bjus
cari