3 de fevereiro de 2009

increíble





Estou boquiaberta.
Esse Ipod touch faz de tudo, tudo, tudo, tudo. Só que ele é mudo. Ops, nem é! Toca música e filmes!!!! Por isso desandei a escrever, escrever, e ficou essa coisa sem pé nem cabeça aí embaixo. Será que é assim que a nossa cabeça fica, inserida na estética de um site com múltiplos links?




Primeiro nos acostumamos com CPUs enormes, computadores creme, MS DOS. Já nem sei como se escreve. Vocês se lembram do DOS?????
A tela pretona, aquelas letrinhas piscando, deu. Tinha que digitar uns codigozinhos, tipo //, barra invertida, "dir" e umas flechinhas que nem tem (mais?) no meu teclado.
Ok, os CPUs diminuíram, ficaram mais leves, vieram os Windows, sei lá que ano começou, mas de repente se tu não tinha o Windows 98 e o Word 98 tu já não abria um monte de arquivo.
The next thing I know ganho um computador sem entrada pra disquete, os celulares não são mais tijolos, o vídeo cassete é uma burrice e os walkmen são coisa mais bruta que há.
Ouvia CD player portátil no tube de Londres, há seis anos atrás e era uma coisa mega tecnológica.
Aí se descobre que a vida útil dos CDs não é tão grande assim e eles sim, e aí vem o mp3, pra infelicidade de quem queria ouvir todos os graves mais graves e os agudos mais agudos de uma música... Câmeras de foto com filme, a essa altura, já são coisas primatas, só aquela vó - e olhe lá, depende da vó - é que ainda tem, simplesmente porque não entra na cabeça dela olhar pra tal telinha. Ainda hoje se ouve o sujeito dizer, com a máquina digital em punho: "mais uma, só pra garantir!". Tsc. Além de ver na hora, meu amigo, pode tirar mais cem iguaizinhas que ainda tem plenty of room pras fotos do resto das férias.
E pros vídeos, é claro.
A internet era discada, "desliga aí, pai, que quero conectar!!" se reservava um tempão pra josca engatar, e hoje tu tem uma cobertura grátis em toda a praia de Copacabana. Esses dias eu vi um aviso de espaço Wi-Fi num metrô, em algum lugar. Se o roteador de casa não funciona pra transmitir o sinal wireless, é um desespero.
Dia desses meu namorado achou um absurdo que no meu celular não tenha rádio. E isso que quando eu fui comprar (trocar por pontos, pois há séculos eles não custam mais que 70 contos) a vendedora empurrou goela abaixo um desses que tira fotos. Graças a ele tenho uma com o Caetano, na saída do show do Bob Dylan. Mais uma, entre as 3253 que estão guardadas no meu PC.
Nem o DVD player é mais uma coisa digna de se ter. A não ser que seja portátil, e olhe lá, pois com os laptops isso foi sumindo.
O Windows (ainda que seja Vista!) é hoje "uma merda", e um Mac rules. Mp3 players que além de tudo são gravadores (aquelas fitinhas em miniatura eram tão bonitinhas...) não deixam os ruídos de fundo aparecerem, são do tamanho de um dedo e item indispensável de um estudante universitário. Sem falar nos pendrives. Juro que no ano passado encontrar um de 2 giga, no Chuí, foi um verdadeiro parto. Hoje, pela metade do preço, tu compra um de 8, 20, sei lá quantos giga. Alguns vêm de brinde em shows, como num do Lenine, pra convidados.
Ninguém mais conta os CDs do pai, como eu fazia e parei quando eram 400 e poucos. Hoje eu tenho isso, com a menos da metade de tempo vivido que ele, no meu ITunes. Meu CDplayer portátil tá encaixotado por falta de comprador, meu walkman foi posto fora, meu videocassete foi de brinde pra quem comprou minha geladeira, meu "som", presente clássico da nossa adolescência, hoje é peça obsoleta, pois o negócio é ter umas caixinhas de som onde tu enfia teu IPod.
Meu notebook é muito melhor e menor que o PC, e quem não tem mp3players ou um IPod, dá licença, mas só pode estar perdido nesta vida.
Apesar disso, meu som do carro só toca rádio.

Com essa história de Touch, porém, parece que a lógica do corpo voltou com tudo. É impressionante. Já tava ficando com pena de quem tem mãos muito grandes, porque cada vez as coisas a serem manuseadas ficam menores. (Seria o início de uma mutação física na raça humana em que ficaríamos sem sisos, sem pêlos, peles macias e micromãos?) Com isso de tocar na tela, tudo obedece o movimento mais natural e instintivo do nosso corpo. Se falássemos e a tela fosse sensivel a ponto de responder, aí eu teria medo. Por enquanto ela é sensibilíssima ao toque, apenas. O considerado mais avançado é a maquininha que vira as páginas como um livro, e não "com apenas um toque". Não, tem que arrastar o dedo ali. TV, IPod, telefone. E como se não bastasse esses IPods terem ido de 2 giga a 84 giga, foram ficando cada vez menores e agora voltaram a ser grandes, porém raquíticos, feito folha de papel. É pra poder ver teu filme na viagem de ônibus pra Santa Catarina.
E fazem de tudo. Tu vira o bagulho na horizontal e o treco que tá ali dentro vira também. Tu guarda zilhões de coisas. Música, vídeo, foto, agora caiu meu queixo porque tem lá "programas de TV" pra sincronizar. Putaquepariu. Como vai explicar pruma criança que os homenzinhos da TV não tão ali dentro???
Agora há pouco pude ENTRAR NA INTERNET (sem fio, é ÓBVIO) pelo IPod Touch. E pasmem: podia acessar emails, responder, ver vídeos no youtube, dar zoom. Sério, dá pra ver aquela celulite daquela foto que a gente não gosta.

Não, não. Isso tudo é demais pra mim. Não tenho nem um ventilador de teto e nem uma prateleira pros meus livros. Estou flipando. Amanhã pesquiso preços de ventilador e descubro pra ontem o que, afinal, significa um "podcast", que agora não tem jeito, agora vou ter que lidar com esse paradoxo na minha vida.






8 comentários:

Graziele Saraiva disse...

É patrocínio????

Bom texto!

Super disse...

da pra escrever um post so com as variações dosc controles e teclados dessas coisas:
poucos botoes.
milhoes de botoes.
pouquissimos botoes.
muitissimos botoes.
tu nao encontra os botoes.
é tanto botao que tu nem sabe.
depois ÍCONES. nao tem mais botao.

carilevi disse...

e o joguinho das bolinhas plasticas de estourar!??! e o de nao deixar a bolinha cair no buraco?? eh demaix!! eu quero um pra mim tb!

falando em joguinhos, tu lembra do 'gremilins', nao, 'flemings'.. algo assim.. so faltou a ultima fase pra eu ganhar. na verdade tenho que ate pesquisar, pois eles deviam ta nos sacaneando e nao tinha como vencer o jogo. bah, certo! so agora que eu me dei conta. passava a noite inteira naquela merda de disquete e eles tinham armado essa..

carol de marchi disse...

hahahahaha, a tua cara esse texto.
tua ia FLIPAR de verdade entao com o iPhone. o edu tem um. flipante.
ah! e um podcast é tipo um programa de rádio, ou seja, um arquivo de áudio que tu recebes e ouves no teu iTunes, como se fosse um RSS (que tu provavelmente nao sabe o que é...), ou seja, recebes atualizaçoes automáticas no teu e-mail. No caso, no teu iTunes. Já existem muitos programas de rádio (na Ipanema tb, o programa do Marcelo e do Fábio p exemplo) disponíveis em podcast, assim, podes escutar a hora que te convém.

carol de marchi disse...

as atualizaçoes sao através da internet, entao tem que estar conectada, mas depois de baixado no teu iTunes (que tu nao vê, pois tu te cadastra e a atualizaçao é automática) fica no teu programa e podes escutar mesmo offline. é uma maneira também de fazer rádio independente, como se fosse um Youtube. Nao dependes de meios de comunicaçao de massa pra fazer teu programa.

carol de marchi disse...

ah! e eu já coneti mais de 2 mil CDs do pai. e sim, ele continua comprando...

Marília disse...

Acabo de descobrir-me perdida, então.

Beijão!

:)

Donnassolo Beschi disse...

esse teu texto me deu medo, tanto que eu nem consegui terminar de nervosa. não processava mais a informação, não tinha registro da metade. tava tão bom lá no início quando tu falava do DOS e tal... eu tava rindo, acompanhando, me sentindo tri "enterada" no texto. foi por tão pouco tempo...