3 de maio de 2006

apenas um sonho, apenas uma fase

Meus sonhos, nas últimas semanas, têm me remetido muito à realidade. Não foi diferente na noite passada: sonhei com um lugar cinzento, portões, guris e gurias que estão ou que já estiveram no Projeto Abrindo Caminhos, onde eu trabalho, outros rostos inventados, técnicos, gente do Estação PSI. A minha orientadora acompanhava uma colega minha e eu, num labirinto de prédios e salas com um ar científico, azul e cinza, refeitórios, refletores, jalecos, testes, provas e papéis, ela sempre com uma expressão que mesclava brabeza com indignação e decisão, dizia "não, eu vou lá com vocês! isso não pode ser!" e nós caminhávamos, subíamos escadas, eu dizia "deixa que a gente vai, precisamos fazer isso" e ela "não, mas eu vou também", e eram câmaras nas quais se passava com roupas especiais e toucas, e se falava com outros funcionários que nos indicavam outras direções, e mais gentes psi iam nos encontrando, dali a pouco eram outros colegas, mais rostos inventados... O que era aquilo? A Prorext? A Universidade? Éramos nós à procura-exigência das bolsas de extensão que não recebemos este ano, estranhamente, depois de uma avaliação excelente no ano passado? Éramos nós passando por crivos científicos, fazendo mil caminhos para que o nosso Projeto acontecesse? Éramos nós escrevendo o artigo científico pro concurso nacional do CNPq sobre Juventude e Políticas Públicas? Ou então era a FASE? A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul se confundiu com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O higienismo médico, a segurança, a educação, o moralismo, a lei, em forma de blocos de concreto e corrimãos de metal, achatavam-nos enquanto a gente-agente persistia em andar e andar, era um não encontrar o fim, era uma resistência. Mas onde era a saída? Chegamos a um salão-pátio. Era como se todos ali desaguassem das escadas-cascatas. E houve um encontro indignado. E houve comentários. E houve uma despedida daqueles jovens "da FASE".

Hoje fomos a um lugar que me afetou.

5 comentários:

alice disse...

Foi uma visita à FASE.

Anônimo disse...

hi my darling, bueno, nao entenge uma virgula da tuas palabras, but, just wanted to give you un gros bisoux de france, where i'm now.
give you luck and happyness,
beijo gatina!!!!!!!
julie

alice disse...

Jolie Julie...

Anônimo disse...

o putinha desde quando tu tem blog?
gostei, virei te visitar mais seguido...
o resto do findi la em nova foi muuuito bala! sentimos a falta de vcs

carilevi disse...

tia sefa tem que sair dessa
dessa sefa tinha que sair